Corretor de Imóveis: Garantia de Bons Negócios no Setor Imobiliário

Marcanni Construtora 27 de agosto de 2017
3 pessoas gostaram desse post

Nos dias de hoje, de tempos de muita opinião e pouca informação, muito se especula e pouco se sabe sobre uma profissão pouco divulgada, mas de fundamental importância para a economia e para a sociedade: O Corretor de Imóveis.

Muitos se enganam em pensar que a atuação deste profissional se restringe a atividade de um vendedor, que oferta imóveis de quem deseja vender para aqueles que desejam comprar. Se fosse assim, um corretor seria um mero intermediário entre as partes, e é por isso que muita gente considera desnecessário e até oportunista o seu na verdade tão importante papel.

O Corretor de Imóveis, ou Consultor Imobiliário, tem sua profissão regulamentada, autorizada e fiscalizada pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

De acordo com a lei nº 12.236, de 19 de maio de 2010, altera o art. 723 do Código Civil, são obrigações de um Corretor de Imóveis:

• Checar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel e do vendedor, e repassar as informações para o comprador;
• Pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação, inclusive sobre dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto perante a construtora ou banco, taxas de mobiliário de áreas comuns e de entrega do imóvel, além de dívidas de IPTU e processos contra o vendedor;
• Zelar e cumprir o Código de Ética da classe;
• Responder civil e penalmente por atos que causem algum dano ao comprador, que tenham sido causados por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

Em outras palavras, o Corretor é a pessoa responsável por garantir que o negócio seja bom, lícito e viável para ambas as partes, consultando documentações do vendedor, do comprador e do imóvel, e verificando se são válidas, verdadeiras e aptas à conclusão da operação.

De acordo com o estatuto do Corretor de Imóveis que o Conselho Regional recomenda para uma atuação dentro das melhores práticas do mercado imobiliário (publicado na página do CRECI-SP), são atividades de sua responsabilidade:

1) manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário;
2) reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.;
3) firmar contrato relativo a sua prestação de serviço;
4) combinar preço e condições da transação;
5) examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores;
6) agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente;
7) orientar todo cliente que queria investir em imóveis.

O Brasil é um país onde pessoas mal intencionadas encontram um terreno fértil para aplicar fraudes e golpes, e o mercado imobiliário é um alvo visado para a execução deste tipo de crime. Por não saber ou achar desnecessário remunerar uma profissional para assessorar este tipo de transação, muita gente já amargou grandes e inestimáveis prejuízos e viu seu sonho de adquirir um imóvel para moradia ou investimento ir por água abaixo.

“O Mercado Imobiliário depende dos corretores, que são peça-chave em qualquer transação. São esses profissionais que possibilitam negociações seguras. As imobiliárias, incorporadoras, construtoras dependem dos corretores para existir", afirma José Augusto Viana Neto, presidente do CRECISP. “Sem os profissionais credenciados, o mercado estaria à mercê de abusos, de pessoas mal intencionadas, seria uma catástrofe. Portanto, é uma categoria que deve ser valorizada e merece o respeito de toda a sociedade", conclui Viana Neto.

Portanto, quando você vir aquele outdoor do CRECI com os dizeres “IMÓVEL SÓ COM CORRETOR”, já sabe que não é conversa fiada. Na hora de adquirir, alugar ou vender um imóvel, procure uma imobiliária ou corretor de imóveis autônomo da sua maior confiança, pois é dele o papel mais importante para a realização de um grande sonho da maior parte da população Brasileira: O Sonho da Casa Própria. Só assim você não corre o risco do seu maior sonho se tornar o pior dos pesadelos!

Fontes: CRECI – SP; Portal Viva Real

Categorias: Atualidades
  • 0
  • 1631
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar