Dormitórios de Casal Pequenos – dicas para o quarto dos seus sonhos

Marcanni Construtora 26 de julho de 2017
3 pessoas gostaram desse post

Nas construções modernas, devido à escassez de terrenos para construção de empreendimentos residenciais, principalmente nos grandes centros, e o consequente aumento do custo por metro quadrado nos imóveis, é comum encontrar cômodos reduzidos ao mínimo espaço possível, sendo necessário um planejamento cuidadoso da decoração para conseguir seu máximo aproveitamento.

Os dormitórios de casal, geralmente configurados como suítes nos imóveis atuais, não fogem a esta regra, e acabam sendo os menores quartos na planta ao dividirem espaço com um banheiro privativo. E com loucura da vida moderna e o pouco tempo que sobra para usufruir do conforto e privacidade do lar doce lar, este cômodo virou um espaço com múltiplas funções, onde além de dormir, seus habitantes realizam diversas atividades do seu dia-a-dia, como ler, assistir a seus programas favoritos, estudar, namorar e até trabalhar. E vamos convir que para um cômodo no qual duas pessoas dividem espaço para descansar, armazenar roupas, sapatos e itens de uso pessoal, o espaço reduzido faz a tarefa de criar um ambiente tão funcional e versátil parecer um desafio quase impossível.

Mas apesar de difícil, com planejamento e criatividade na escolha e distribuição de móveis, iluminação, cores e acessórios enxutos, na medida certa, que setorizem o ambiente e tragam o clima perfeito para a personalidade e os desejos do casal, é possível atender a tantos requisitos aliando conforto, beleza e funcionalidade.

Um projeto de mobiliário planejado traz resultados incríveis, mas se o dinheiro estiver curto para mandar produzir móveis feitos especialmente para o seu dormitório dos sonhos, com a ajuda de uma trena para medir os espaços disponíveis, da imaginação e bom senso para montar o quebra-cabeça com os itens necessários dentro de suas quatro paredes, e de um pouco de paciência para pesquisar, divirta-se com as diversas opções de lojas físicas e virtuais que possuem móveis prontos e acessórios com preços, design e qualidade bastante atraentes.

Outra opção é por a mão na massa e, com um pouco de tinta, papel de parede, adesivos de vinil, tecidos adesivos ou não, puxadores escolhidos com carinho, ou outros materiais que a sua criatividade permitir, transformar móveis e objetos antigos, garimpados em brechós ou presenteados pela família, em peças exclusivas que trazem charme e muita personalidade a qualquer espaço.

A cama é a estrela deste ambiente, até por ser o móvel que ocupa maior espaço, geralmente central, por isso é importante investir em um modelo de qualidade, que caiba no orçamento e no tamanho do quarto. Os vãos de circulação entre paredes, cama e armário devem ter no mínimo 60 cm para garantir o conforto e mobilidade no cômodo, por isso, não se empolgue sonhando com uma cama king size se você vai precisar andar e rolar por cima dela para entrar e sair do seu quarto. Prefira uma ótima cama padrão com um magnífico colchão e cogite a comodidade de ter um baú ou gavetas sob ele para guardar aquele edredom lindo, fofo e super volumoso. Com o uso cada vez mais comum das camas box, a cabeceira se tornou opcional, podendo ser substituída simplesmente por uma cor diferenciada, papel de parede ou um quadro, por exemplo. Caso se opte por sua utilização, ela pode vir a ser a protagonista de maravilhosos e variados efeitos decorativos, dependendo do material, textura, altura ou volume escolhidos para este item.

Outra peça essencial no dormitório de casal é o guarda-roupas, que também necessita bastante cuidado e critério na escolha do seu tamanho. Marcenaria sob medida, com armários embutidos, é uma solução ideal, porém, existem modelos prontos de ótima qualidade e durabilidade com uma infinidade de tamanhos e estilos. Portas de correr são as mais indicadas, mas respeitando o espaço de circulação e abertura de portas, nada impede de se utilizar um bom modelo de portas convencionais, ou até mesmo um em formato de closet, sem portas. Móveis claros e total ou parcialmente espelhados são elegantes e dão maior sensação de amplitude aos ambientes.

Em alguns casos, onde existe outro dormitório com função de armazenamento, cômodas de diversas alturas, números de gavetas, em modelos horizontais, altos, ou verticais, mais baixos, são utilizadas para armazenar parcialmente as roupas, objetos e acessórios mais íntimos do casal. Se houver um cantinho na medida sobrando, estes móveis de gavetas super funcionais podem fazer com o guarda roupas o dueto perfeito multiplicando formidavelmente o espaço para guardar seus pertences.

Devido à limitação de espaço, apesar de muito úteis, hoje em dia os criados-mudos não são mais obrigatórios, não precisam vir aos pares e, caso venham, não precisam mais ser idênticos. Nichos, mesinhas diminutas e até cadeiras e banquetas são utilizados em projetos atuais para substituir sua funcionalidade, acomodando livros, despertadores, celulares, óculos e copos de água. Neste caso, luminárias pendentes, arandelas presas à parede ou à cabeceira da cama, ou até mesmo modelos de piso amenizam a função de apoio reduzida pelo espaço enxuto e a falta de gavetas.

Estantes para livros, painéis para TV, pufs, baús e recamiers utilizados aos pés da cama, bancadas ou escrivaninhas sob a janela, cabideiros de parede e mancebos, além de cortinas ou persianas, tapetes, quadros, fotos ou posters finalizam a lista de itens que podem transformar qualquer dormitório de casal no tão sonhado santuário de relaxamento e conforto. O importante é refletir sobre o que é necessário para o dia-a-dia e o estilo de vida do casal, conhecer o espaço disponível e manter a calma e a paciência para procurar e encontrar os itens perfeitos para compor o ambiente que você deseja.

Veja a seguir uma seleção com diversos dormitórios de casal pequenos de diferentes estilos e com uma coisa em comum: muito charme, beleza, estilo e conforto. Inspire-se para realizar o seu projeto e desfrute de ótimos sonhos!

  • 0
  • 1124
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.