O Rei do Lar (da Sala de Estar, do Home Theater, do Quarto de Hospedes…)

Marcanni Construtora 8 de novembro de 2017
2 pessoas gostaram desse post

Imagine você pronto para ir para seu primeiro lar, mas por estar com recursos limitados, precisa escolher apenas alguns poucos móveis para poder mudar. Quais peças vêm à sua mente? Cama? Mesa e cadeiras?

O certo é que, na lista dos 5 itens mais importantes no mobiliário doméstico, o sofá está entre os favoritos e prioritários para se montar uma casa confortável. Tem até quem se vire equilibrando pratos e talheres nos joelhos para fazer uma refeição no sofá. Agora tente substituir o mesmo por outro móvel na missão de proporcionar bons momentos em companhia da família, dos amigos ou sozinho, relaxando, assistindo a um filme ou seu programa favorito, ou simplesmente tirando uma soneca? É praticamente impensável.

Pequenos ou grandes, modernos ou clássicos, lisos ou estampados, coloridos ou básicos, os sofás são protagonistas na composição de estilo, personalidade, funcionalidade e conforto nos ambientes onde são utilizados.

Mas para encontrar o sofá ideal para o seu ambiente, não é difícil de acertar na escolha, desde que ela obedeça a algumas dicas básicas e muito importantes:

1 – Trena na mão:

Conforto e beleza são fundamentais, porém a primeira regra é saber se o modelo escolhido irá caber no cômodo. Antes de analisar cores, design e o material, é preciso verificar se o sofá dos seus sonhos irá caber no espaço para o qual foi planejado, seja ele grande ou pequeno.

Um truque que funciona muito bem é simular o espaço que o móvel irá ocupar no ambiente, marcando suas medidas de largura e profundidade no chão do local onde pretende posicioná-lo. Assim a visualização fica mais fácil.

É interessante também ter em mente se ele irá dividir o espaço com mesas laterais, mesa de centro ou poltronas. Neste caso, é preciso observar como todas as medidas irão funcionar juntas, e considerar os vãos mínimos de passagem no planejamento do espaço. Se a sala for pequena ou estreita, a mesa de centro é dispensável, e pode ser substituída por puffs, bancos, Garden seats ou mesas laterais de formas simples e leves que são facilmente movidos de local de acordo com a necessidade e uso.

2 – Conforto:

Uma dica para escolher o tamanho é pensar em quantas pessoas utilizam a mobília. Se é apenas um casal a maior parte do tempo, não é necessário um sofá de 04 lugares, por exemplo. Se for uma moradia de uma família grande, mas esta não possui o habito de se reunir na sala com frequência, o sofá não precisa considerar espaço para todas as pessoas da casa ao mesmo tempo. Lembre-se de que poltronas, pufes e até mesmo cadeiras “emprestadas” de áreas contíguas ajudam na tarefa da comodidade em dias de maior movimento.

3 – Ambientes

Mesmo sendo o seu uso mais comum na sala de estar, o sofá pode levar conforto e beleza para qualquer cômodo da casa.

A varanda gourmet coberta pode se tornar uma sala de jantar, estar ou um recanto de descanso. Em qualquer um dos casos, o sofá traz comodidade ao espaço. Se a varanda for aberta, cuidado apenas ao tipo de material escolhido, sendo o mais apropriado.

Outro local onde o sofá é um coringa é o quarto de hospedes, que muitas vezes divide o espaço com um escritório. Um sofá cama é uma excelente pedida nestes casos, seja para descansar do trabalho por alguns minutos, seja para uma reunião rápida, ou mesmo para acomodar as visitas, unindo conforto à utilidade e praticidade. Em um dormitório espaçoso, um sofá pode criar um ambiente extra como uma sala privada de TV.

4 – Design e cores

Com toda a utilidade e conforto que este item da mobília traz, não podemos esquecer a sua função decorativa. Por sua grandeza nos ambientes onde está presente, é fundamental que esteja em harmonia com o resto da mobília, a cor da parede e os artigos decorativos.

Um sofá colorido, ou estampado, é o protagonista de um ambiente com móveis e paredes de cores neutras. Em um local decorado com papel de parede estampado, a combinação mais fácil é a de um modelo liso, porém, nada impede que se casem estampas desde que sejam neutras, monocromáticas e complementares.

Sofás neutros, com desenho limpo, combinado com ambientes de mesma característica, transmitem tranquilidade e conforto. Modelos sem braço ou de canto são boas opções para aumentar o número de assentos sem necessariamente ocupar tanto espaço. Os modelos estilo capitonê estão em alta e imprimem muita personalidade em qualquer ambiente, especialmente se vierem acompanhados por cores menos convencionais, como azul turquesa, roxo berinjela, e até vermelho. Seu desenho clássico, em contraste com um ambiente mais moderno ou industrial, com parede de tijolos, por exemplo, transforma sua sala em uma sala de revista!

Veja a seguir alguns exemplos e inspirações para os diversos usos desta confortável majestade na decoração:

Como vimos, o mercado oferece uma infinidade de opções de modelos, tamanhos, tecidos, cores e estilos de sofá, dos mais acessíveis até os mais exclusivos. Use sua imaginação e aproveite estas dicas para coroar os ambientes da sua casa com todo conforto, beleza e utilidade do sofá.

Categorias: Decoração, Tendências
  • 0
  • 2677
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar