Entenda mais sobre o estresse na vida contemporânea

Marcanni Construtora 7 de fevereiro de 2019
0 pessoas gostaram desse post

O estresse já é considerado o mal do século XXI, mas algumas pessoas desconhecem que essa é uma resposta natural do organismo, que se prepara para lutar ou fugir em uma situação vista como de perigo, e que isso nos permitiu evoluir e nos defender de predadores.

Mas, se essa é uma resposta natural, você estará se perguntando como isso se tornou algo ruim, não é mesmo? Essa resposta está na forma como conduzimos a vida moderna. As cidades evoluíram e fomos cercados por facilidades, como carros, internet e celulares. Toda essa tecnologia nos trouxe muita praticidade, ao mesmo tempo em que gerou os congestionamentos, jornadas de trabalho maiores e ansiedade.

Então, não tendo como evitar, precisamos aprender a controlar o estresse. E primeiro, é necessário diferenciar o estresse agudo do estresse crônico.

Uma situação de estresse agudo ocorre quando somos expostos a uma ameaça imediata, como algo que nos assusta muito. Imagine que você sente um pavor de voar de avião, mas que será necessário realizar uma viagem de 10h para um país estrangeiro. Nessas condições, como é de se esperar, você estará muito estressado, mas quando o avião aterrissar e você estiver de volta ao solo firme, o estresse irá naturalmente diminuir até desaparecer.

Em uma situação de estresse crônico, o organismo não reduz essa resposta natural, pois as causas são mais complexas e perduram por mais tempo, como a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança.

E essa situação de estresse prolongado pode trazer consequências físicas graves, como baixa imunidade, problemas de pressão arterial, maior risco de acidente vascular cerebral, resistência à insulina, que leva a um quadro de diabetes, entre outras doenças e condições perfeitamente evitáveis.

Para evitar que o quadro de estresse se agrave e cause consequências irreversíveis à saúde, algumas mudanças nos hábitos de vida são necessárias. Manter uma dieta saudável, composta por muitas frutas e vegetais; praticar um exercício físico regularmente, investir em técnicas de relaxamento como yoga ou massagens, e até mesmo recorrer à terapia cognitiva e comportamental são formas de gerenciar o estresse e melhorar a qualidade de vida.

E essas dicas valem para pessoas de todas as idades! Pois as crianças também podem sofrer com os sintomas do estresse e esses casos vem aumentando, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Porém, no caso dos pequenos, as causas do estresse vão desde bullying, mudança de escola, divórcio dos pais, abuso físico e psicológico, e até mesmo uma agenda cheia de atividades. É necessário estar atento ao comportamento da criança e procurar ajuda profissional se detectar uma mudança brusca de comportamento ou aumento da agressividade.

  • 0
  • 1667
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar