A importância do isolamento térmico em projetos de construção.

Marcanni Construtora 22 de outubro de 2021
0 pessoas gostaram desse post
isolamento térmico

Fundamental para assegurar conforto às construções, o isolamento térmico deve ser uma prioridade em projetos arquitetônicos. Saiba mais sobre o assunto com a leitura deste artigo!

O que é isolamento térmico?

O isolamento térmico é um termo utilizado para denominar a capacidade que alguns materiais têm de serem isolantes, ou seja, de evitar (ou ao menos minimizar) a troca de calor entre espaços.

Esse isolamento ocorre devido ao uso de substâncias que apresentam um baixo coeficiente de condutibilidade de temperatura e uma boa conservação das propriedades com o passar do tempo.

Dessa forma, podemos definir o isolamento térmico como o ato de aplicar materiais que apresentam essa capacidade de resistência térmica, reduzindo a troca de calor entre o ambiente interno e o ambiente externo.

Qual o objetivo do isolamento térmico?

O resultado da aplicação de isolamento térmico nos ambientes é alcançar o conforto térmico, que é a satisfação física e mental em relação à temperatura em determinado ambiente, onde haja um equilíbrio entre as temperaturas frias e quentes.

O ideal é que ao entrar em um local, as pessoas não sintam nem muito frio nem muito calor, e que não tenham dificuldade para manter sua temperatura corporal.

Quais são as consequências da falta de conforto térmico?

Quando excessiva ou indesejada, a variação térmica pode afetar corpo, mente e atividades do dia a dia. Quando não há conforto térmico, o indivíduo pode sofrer com prejuízos como:

• Irritação, ansiedade e estresse;

• Aumento da pressão arterial e atividade cardíaca;

• Alterações de humor;

• Distúrbios do sono;

• Problemas de concentração;

Entre outros.

Por que investir em isolamento térmico nas construções?

Os ambientes internos e externos são naturalmente responsáveis por transferir calor entre si e é exatamente nessa reação que os materiais isolantes atuam.
Ao serem instalados entre um espaço e outro, eles conseguem impedir esse processo de transferência de calor, criando assim, um clima estável.
Além disso, o isolamento térmico gera outras diversas vantagens às construções, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. São as principais:

• Deter a dissipação de calor durante o clima frio, mantendo a temperatura agradável nos ambientes internos;

• Impedir que haja um “efeito estufa” no interior das casas e apartamentos no calor;

• Proporcionar maior conforto térmico e acolhimento;

• Economizar com despesas referentes à climatização do ambiente (utilização de ar-condicionado no verão e aquecedores no inverno).

A Marcanni e o investimento em conforto térmico

Em cada empreendimento a Marcanni está atenta aos mínimos detalhes para proporcionar um lar confortável e que seja exatamente aquilo que você precisa para viver bem.

Quer conhecer nossos residenciais? Então clique aqui e encontre o projeto feito para você e sua família!

  • 0
  • 491
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Leave your comment

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar