Ladrilho Hidráulico: uma arte centenária que pode decorar sua casa

Marcanni Construtora 21 de dezembro de 2018
0 pessoas gostaram desse post

Os ladrilhos hidráulicos são uma tendência que voltou à decoração de interiores, mas muita gente desconhece sua origem ou o quão antiga é a técnica de produção desse material, que confere tanta criatividade e aconchego aos ambientes. Eles também podem ser conhecidos como mosaico hidráulico ou piso hidráulico.

E se você não sabia, ladrilhos hidráulicos são revestimentos artesanais feitos à base de cimento.
Eles foram desenvolvidos como substitutos do mármore – que possui um alto valor – e da cerâmica, pois dispensa a necessidade de passar pelo processo de cozimento. Ou seja, foram criados para ser uma opção mais barata e acessível.

Eles surgiram no final do século XIX, na Exposição Universal de 1867, em Paris, e depois foram popularizados em países como Rússia e Inglaterra. A Espanha se tornou uma referência na produção dos ladrilhos hidráulicos, e foi uma das principais responsáveis por exportar esse produto para as Américas.

No início dos anos 1900 o ladrilho caiu em desuso e ficou no esquecimento até meados dos anos de 1920, quando movimentos artísticos modernistas resgatam sua produção. Mas, parte novamente para o ostracismo nos anos 1950, quando as novas tecnologias do pós-guerra trouxeram outros materiais e estilos que o substituíram.

Quando o movimento de resgate de tendências “vintage” se iniciou nos anos 2000, o ladrilho hidráulico voltou a brilhar, com novas cores, mas mantendo sua essência artesanal e criativa.
Suas cores e padronagens são muito apreciadas por consumidores e arquitetos, pois conferem um aspecto mais autoral aos ambientes, além de ser de fácil limpeza e manutenção.

O uso não se restringe aos pisos, é possível aplicá-lo no lugar de azulejos, em cozinhas, banheiros, sala de estar, quartos e até mesmo como revestimento para móveis. Como o processo de fabricação dispensa qualquer tipo de queima e tem uma geração mínima de resíduos, o ladrilho hidráulico tem sido considerado uma opção ecológica.

A principal recomendação de aplicação é que se passe argamassa no contrapiso e também no fundo do ladrilho, para eliminar diferenças de altura que possam existir, pois se tratam de peças artesanais e que podem apresentar leves diferenças.

Categorias: Arquitetura
  • 0
  • 1482
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar