Bioclimatologia aplicada à arquitetura: estratégias bioclimáticas em um projeto arquitetônico.

Marcanni Construtora 21 de julho de 2021
0 pessoas gostaram desse post
Arquitetura Bioclimática

Na busca por soluções inteligentes que integrem o homem ao meio ambiente, arquitetos e engenheiros se esforçam cada vez mais para aplicar sistemas construtivos que aprimorem o uso de recursos naturais, sempre pensando em ações que levam em conta a sustentabilidade na construção civil.

Neste artigo nós falaremos um pouco a respeito da Arquitetura Bioclimática e como este conceito tem contribuído para construções melhores e ambientalmente conscientes. Continue a leitura!

O que é Bioclimatologia?

A Bioclimatologia é um campo científico interdisciplinar que tem como objetivo estudar as interações entre a biosfera e a atmosfera terrestre, tendo como escala temporal as estações do ano ou intervalos de tempo superiores (contrastando com a Biometeorologia).

Os processos climáticos influenciam fortemente a distribuição, tamanho, formas e propriedades dos organismos vivos na Terra.

Por exemplo, a circulação geral da atmosfera à escala planetária determina de uma maneira geral as localizações dos grandes desertos ou as áreas sujeitas a regimes de precipitação frequente. Por sua vez, o regime de precipitação determina fortemente o tipo de seres vivos que habitam estes ambientes e disso em diante.

A Bioclimatologia abrande diversas vertentes, uma delas é a Arquitetura Bioclimática, que visa elevar construções a um patamar sustentável de harmonia entre a urbanização e a manutenção da saúde ambiental de todos os ecossistemas e suas construções.

Arquitetura Bioclimática

As tendências arquitetônicas atuais visam não somente a integração com o meio ambiente e a diminuição da poluição, mas também a economia e o melhor aproveitamento dos recursos naturais durante a construção e em toda a vida útil de um empreendimento.

A matéria Arquitetura Bioclimática publicada no portal Archtrends Portobello, exemplifica que na Arquitetura Bioclimática o principal objetivo da aplicação deste conceito é a relação com os fatores climáticos e com o que a natureza oferece de maneira gratuita e genuína, de acordo com a localização geográfica.

A ideia é que respeitar e agregar esses elementos à construção garante mais conforto para as pessoas e para o todo.

A Arquitetura Bioclimática propõe projetos que harmonizem totalmente o ambiente externo ao interno, passando por técnicas que aproveitem melhor as condições climáticas, uma vez que o aumento da eficiência energética da construção permite que o impacto negativo da obra seja reduzido.

Sendo assim, os projetos devem sempre estar de acordo com as características do local, antecipando as ações naturais que possam ajudar (ou mesmo complicar) a adaptação dos moradores e frequentadores da construção, por exemplo.

Em resumo, são quatro traços fundamentais a Arquitetura Bioclimática:

Primeiro: a projeção de espaços que sejam saudáveis para as pessoas, isto é, que garantam qualidade de vida e bem-estar.

Segundo: o uso inteligente do que a natureza oferece a fim de diminuir o consumo de energias não renováveis ou poluentes. Aproveitando os recursos certos, é possível aumentar a eficiência energética sem prejudicar o uso.

Terceiro: a diminuição do desperdício e da geração de lixo. O uso de fontes renováveis de energia é o último ponto, junto da escolha de materiais que não agridam o meio ambiente.

Quarto: uso da tecnologia, que proporciona grandes facilidades nos projetos apresentando soluções eficientes e cada vez mais baratas, como painéis solares e vidros reflexivos.

Não obstante, essas soluções não precisam ser caras e inacessíveis, já que na Arquitetura Bioclimática são valorizados também os sistemas simples, comuns e até antigos ou vernaculares (quando são utilizados recursos do próprio meio em que a obra é realizada).

A harmonização das construções com o meio ambiente

A projeção de qualquer estrutura com base nas ideias da Arquitetura Bioclimática deve considerar a localização final da obra como fator mais importante, já que a harmonização só acontece se as características internas forem combinadas e alinhadas com os elementos externos.

Regiões quentes, frias, úmidas, secas, costeiras ou montanhosas, cada uma delas demanda técnicas diferenciadas para garantir conforto e economia. Com uma boa avaliação da área ao redor da construção, é possível aproveitar melhor os fatores naturais e aproveitá-los a fim de aprimorar o edifício.

O primeiro exemplo é a circulação de ventos. Conhecendo bem as massas de ar, os movimentos constantes, as intensidades e as direções, podem ser criadas estratégias naturais de resfriamento dos ambientes, com a substituição do ar interno mais quente pelo ar de fora.

Outra tática muito utilizada é a observação das posições do sol ao longo do dia. Para garantir a iluminação e o aquecimento natural do interior do edifício, por exemplo, é preciso conhecer os horários do nascer e pôr do sol, inclinações, direções e variações dos raios solares de acordo com as estações do ano.

A ideia de harmonização consiste, portanto, em encontrar as melhores características e soluções no próprio meio a fim de poupar recursos artificiais e tecnologias que consomem energia desnecessariamente.

As construções sustentáveis da Marcanni

Comprometimento e qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como uma construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil e arquitetura para as pessoas realizarem seus sonhos de viver bem, no lugar onde sempre quiseram.

Nossos empreendimentos são minuciosamente planejados e arquitetados com conceitos da Arquitetura Bioclimática, visando construções mais sustentáveis, que gerem impactos positivos no meio em que estão inseridos.

Quer conhecer mais detalhes sobre nossas obras? Então acesse o site e fale com nossos corretores!

Categorias: Arquitetura
  • 0
  • 80
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Leave your comment