Falta de quintal não é motivo para não ter uma horta

Marcanni Construtora 20 de maio de 2017
0 pessoas gostaram desse post

Casas com pouco espaço ou apartamentos também podem dispor de um cantinho para se plantar uma horta pequena e muito charmosa – basta escolher um local que tenha algumas horas de exposição à luz solar direta.
É possível escolher os exemplares de acordo com a iluminação natural da sua residência: “Se o apartamento tiver for ensolarado durante todo o dia, você pode ter uma horta completa, com ervas, hortaliças, leguminosas, etc. Mas, se houver poucas horas de exposição à luz, é possível optar pelo plantio de algumas ervas e temperos em varandas, sacada ou janelas”, indica Ana Paula Souza, arquiteta e idealizadora da Hortinha.
Quando for escolher o melhor modo de plantar a sua horta, pense no espaço disponível, considere as espécies que deseja cultivar e avalie qual modelo melhor se integra à decoração e estilo da sua casa. Algumas formas de cultivar as plantas são:
Direto na terra: ideal para quem tem um quintal espaçoso, com um canteiro grande o suficiente para plantar as sementes ou mudas direto na terra.
Vasos: uma alternativa prática para quem mora em casa ou apartamento, pois oferece infinidade opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.
Embalagens recicladas: Uma saída barata, rápida e sustentável, é o aproveitamento de garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro ou de plástico como “vasos” para sua horta.
Floreiras: são ótimas para uma horta compacta oferecendo um ótimo aproveitamento de espaço.
Caixas de madeira: caixotes de madeira e paletes são alternativas de otimização de espaço charmosas e baratas.
Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.
Dicas importantes:
Se sua opção for por vasos, potes, caixas, garrafas e outros recipientes, seja em hortas verticais ou horizontais, não se esqueça de providenciar furos no fundo para drenar o excesso de água.
Lembre-se sempre de instalar a horta no ambiente da casa que apresente maior iluminação natural, pouca umidade e que não esteja exposto a ventos muito fortes, que podem prejudicar algumas plantas.
Sugestões do que plantar:
Existe uma enorme variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos para se cultivar em casa. Para fazer as escolhas ideais, é preciso levar em conta o espaço disponível, suas preferências e os cuidados que cada espécie exige.
Veja como cultivar as espécies preferidas de quem tem uma horta caseira:
1. Hortelã
Como plantar: a hortelã pode ser plantada por mudas ou sementes, conforme a espécie.
Aconselha-se fazer o plantio em um local sem ação de ventos fortes, que podem prejudicar o crescimento da planta.
Quando plantar: embora seja resistente a mudanças de clima, o ideal é plantar durante estações de temperaturas mais amenas, como primavera ou outono.
Cuidados e quando colher: mantenha o solo adubado e irrigado, e controle o crescimento de ervas daninhas. A colheita pode ser feita a qualquer momento, tanto pela haste quanto apenas de algumas folhas. Ao colher pela haste, corte-a acima do primeiro par de folhas.
2. Salsinha
Como plantar: as sementes podem ser plantadas em recipientes com profundidade de, pelo menos, 30 cm, para favorecer o desenvolvimento das raízes. Para agilizar a germinação, deixe as sementes de molho em água por um dia antes de plantá-las.
Quando plantar: a salsa pode ser plantada em qualquer época do ano, de preferência aproveitando dias em que não faça calor ou frio excessivo.
Cuidados e quando colher: mantenha o solo sempre bem irrigado e planeje adubações frequentes. A colheita pode ser feita, em média, de dois a três meses após o plantio. As folhas devem ser colhidas inteiras.
3. Cebolinha
Como plantar: pode ser plantada em sementes ou mudas. Caso as sementes não sejam plantadas diretamente no local definitivo, o transplante pode ser realizado depois de 30 a 40 dias.
Quando plantar: durante todo o ano, dando preferência às épocas de clima ameno.
Cuidados e quando colher: solo irrigado e adubado, com abundância de nutrientes. A colheita pode ser feita de dois meses e meio a quatro meses após o plantio. Colha as folhas inteiras, retirando-as pela base e nunca pela metade.
4. Alecrim
Como plantar: pode ser plantado por sementes ou mudas. No caso das mudas, o transplante para lugar definitivo deve ser feito apenas quando o ramo atingir entre 15 e 20 cm.
Quando plantar: plantas jovens não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas, então prefira realizar o plantio em épocas mais quentes, como primavera ou verão.
Cuidados e quando colher: resistente a secas, as regas devem ser mais frequentes na planta jovem e podem ficar mais espaçadas na planta desenvolvida. A colheita pode ser feita a partir do terceiro mês após o plantio, sem retirar mais da metade dos ramos de uma só vez para não prejudicar o crescimento.
5. Manjericão
Como plantar: pode ser plantado em sementes já nos lugares definitivos ou para ser transplantado com cerca de 10 a 15 cm. Mudas podem ser feitas a partir de ramos de plantas adultas; neste caso, o comprimento deve ser de em média 15 cm e o ramo deve ser mergulhado em água até que as raízes se formem.
Quando plantar: o manjericão não tolera baixas temperaturas. O ideal é plantá-lo em épocas quentes, com temperaturas acima de 18º C.
Cuidados e quando colher: as folhas podem ser colhidas após dois ou três meses do plantio. A irrigação deve ser constante, mantendo o solo sempre com umidade média.

  • 0
  • 3265
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar