Portas na Decoração

Marcanni Construtora 15 de setembro de 2017
2 pessoas gostaram desse post

Nem todo mundo já parou pra pensar na variedade de tipos e aplicações que as portas representam no universo da decoração. O padrão é predominante: portas lisas, de madeira maciça ou folheada, com batentes retos e de mesma tonalidade, são as mais convencionais e as primeiras que vêm à mente da maioria das pessoas quando o assunto é porta.

O certo é que existem opções em formatos e materiais para diferentes necessidades, como dar boas vindas à uma residência ou empresa, proteger ou dar privacidade a um ambiente, esconder algo que não precisa ficar à vista o tempo todo e otimizar espaço, motivo este para o qual está voltada a imaginação de grande parte dos projetos desenvolvidos atualmente.

Boas Vindas:
No caso de casas, existe uma liberdade grande em relação à escolha deste elemento. Em locais como condomínios fechados de alto padrão, com terrenos de tamanhos variados, a porta tem função de dar boas vindas aos visitantes, sendo a função de proteger secundária. Sendo assim, o que se pode ver é um desfile de estilos e tendências. Portas basculantes, de folhas duplas, de vidro, de correr, com texturas em relevo e uso de materiais nobres e diversos, combinados ou não. O que vale e o desejo e a imaginação do proprietário de apresentar um pouco da de sua personalidade na fachada de sua residência.
Já em apartamentos, a não ser naqueles de altíssimo padrão que ocupam um andar inteiro, para não ter que convencer todos os proprietários a fazerem a mesma escolha, a liberdade pode se restringir da porta para dentro. Neste caso, é possível optar por texturas, revestimentos e cores que enriqueçam toda a decoração do ambiente, ou de forma simplificada em pequena intervenção, na escolha aplicação de um acessório decorativo ou mesmo uma fechadura diferenciada, já podem dar um toque especial a todo o ambiente.

Mostra – esconde:
Em projetos onde a intenção é preservar um cômodo e ao mesmo tempo integrar os espaços, portas de correr em forma de painéis, do chão até o teto, substituem paredes e podem em uma fração de segundo separar ou unir ambientes, deixando tudo mais privativo ou mais amplo, basta escolher. No caso de plantas mais enxutas, onde a quantidade de cômodos e paredes é mínima, escondem diversas funções em um único cômodo, sem confusão estética e visual. A varanda gourmet vira lavanderia, bar ou espaço grill, a sala de estar se transforma em cozinha, dormitório, a cozinha americana é então uma sala de jantar tradicional, a área de circulação revela um conveniente home office: Tudo isso em um simples deslizar de portas.

Em plantas onde a janela da cozinha é a mesma da área de serviço, muito comuns hoje em dia, portas de vidro translúcidas cumprem a função de preservar a luz natural enquanto escondem a nem sempre tão organizada área de serviço ocupando mínimo espaço.

Espaço é ouro:
Como comentamos no início, a lógica do aproveitamento de espaço é imperativa nos atuais projetos de decoração de interiores. Com mínima perda de espaço de circulação e máximo aproveitamento, corredores e área de passagem entre cômodos escondem armários úteis, estantes expositoras de livros e objetos queridos, entre outros valiosos locais para armazenamento dos mais diversos pertences dos habitantes de um lar. Uma porta de correr ou camarão pode garantir maior espaço e conforto em cômodos reduzidos, como banheiros e lavabos, ou dormitórios, poupando aqueles centímetros preciosos e transformando uma suíte simples em master, com um enxuto e desejado closet, por exemplo.

Trazendo a natureza para dentro
O conceito mais utilizado em decoração na atualidade é o de integração para ampliação dos espaços. Em imóveis que possuem áreas de lazer vizinhas a um quintal ou varanda, portas de correr que abrem quase em sua totalidade, painéis deslizantes ou portas pivotantes, todas as opções em vidro, trazem toda a paisagem e luminosidade externas para dentro de casa e causando uma gostosa sensação de liberdade e aproveitamento máximo dos melhores espaços. Nada mal circular livremente de dentro para fora, e vice versa, sem nenhum obstáculo, em um lindo dia ensolarado ou uma noite estrelada. Choveu, ventou, esfriou? É só fechar as portas para garantir o aconchego e conforto térmico e proteger os espaços internos das intempéries.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as inúmeras possibilidades decorativas e arquitetônicas que as portas podem trazer, que tal começar a olhar seus espaços com outros olhos e imaginar que ambiente da sua casa pode ganhar uma nova cara ou utilidade apenas trocando ou incluindo algum tipo de porta? Mãos à obra!

  • 0
  • 1987
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Leave your comment

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar