Lustres, pendentes e assessórios de Iluminação: Um detalhe que faz toda diferença na decoração de qualquer ambiente.

Marcanni Construtora 18 de outubro de 2017
2 pessoas gostaram desse post

Não importa o seu estilo. Com a democratização da decoração, a oferta de modelos, materiais, formatos e soluções em assessórios para iluminação é tão variada que é impossível não achar uma opção que é a sua cara para iluminar os mais diversos ambientes da sua casa.

Muitas vezes o problema é decidir, diante de tantas possibilidades tão atrativas. E a liberdade de combinações permite ousar inclusive mesclando com sabedoria estilos de design mais limpo e objetos neutros e atemporais com um lustre ou luminária de material mais nobre e luxuoso, por exemplo.

Mas para acertar na escolha, siga uma dica de ouro: fique atento, ao escolher o modelo, em optar sempre por peças proporcionais ao tamanho do ambiente e dos objetos que irá iluminar. Modelos muito grandes ou muito pequenos podem ficar desproporcionais. Outro ponto importante é observar, seja qual for o assessório escolhido, que este não atrapalhe a visão das pessoas ou cause ofuscamento. Ajuste a altura, o direcionamento e a intensidade, dependendo do objetivo, para evitar o desconforto visual.

Lustres:
Os lustres, por característica, apresentam várias ramificações e precisam de diversas lâmpadas. A variedade de estilos e formas é imensa: contemporâneo, clássico, rústico, romântico, entre outros tantos. Peças que carregam histórias e enchem de personalidade a decoração dos ambientes, como por exemplo, o lustre de cristal; um clássico eterno que ultrapassou as fronteiras dos luxuosos salões para proporcionar brilho e elegância em projetos de decoração contemporâneos, minimalistas, e até mesmo rústicos. Lustres em formato de escultura, orgânico, geométrico, simétrico ou não, seja qual for o estilo da decoração, seu desenho pode ser uma atração por si só, e sua iluminação suave deixa os espaços mais aconchegantes e confortáveis.

Pendentes:
A principal diferença dos pendentes em relação aos lustres é que para os pendentes é necessária apenas uma lâmpada, e a sua iluminação é focada. Pode ser utilizado aos pares, trios, ou quantos puderem ser combinados em um ambiente de forma equilibrada e interessante.

Seguindo a linha da decoração mais afetiva e consciente, estilo “faça você mesmo” objetos como copos, garrafas e escorredores, por exemplo, são descontextualizados e utilizados para formar criativos pendentes.
A simplicidade e baixo orçamento também não impedem de se conseguir um grande resultado, utilizando-se apenas um fio e um soquete, tingidos a gosto, com cores marcantes que acrescentam um toque de personalidade a um ambiente mais neutro, ou mesmo com os tradicionais branco, preto ou metálicos, incluindo o tão atual cobre.

A escolha de lâmpadas de led em suas versões com bulbo reproduzem a beleza das charmosas lâmpadas incandescentes com a vantagem da economia de energia e o maior conforto térmico que esta tecnologia proporciona, e acrescentam sofisticação e modernidade à simplicidade deste tipo de pendente. Existem ainda pendentes com cúpulas de tecido, fibras, metal, plástico, e até mesmo papel, que complementam a decoração inclusive em dormitórios e lavabos.

Arandelas:
Antigamente mais utilizada em dormitórios e banheiros, espaços externos ou públicos, como bares e restaurantes, foi incorporada à decoração como uma solução esperta para economia de espaço, por não necessitar de local de apoio (mesa ou chão), como as luminárias de chão ou de mesa. As arandelas tem a luz bem direcionada como a dos abajures, e conseguem deixar a iluminação com um ar cênico e original. Também possuem diversas formas, estilos e materiais, desde as mais tradicionais, com cúpula em tecido, até as de metal, madeira ou fibra. Mesmo as criadas originalmente para ambientes externos podem ser aproveitadas inclusive em locais mais inusitados como salas de jantar ou estar.

Spots, trilhos eletrificados, plafons:
Se há até um tempo atrás uma iluminação “de revista” significava a utilização de gesso e luminárias de embutir, a demanda por praticidade de mão de obra e economia fez a oferta de outras soluções de iluminação surgirem por todos os lados. A busca por soluções mais baratas, sem grandes segredos na instalação, fizeram os modelos de luminárias de sobrepor, como plafons, spots, e até mesmo trilhos eletrificados, antes relegados aos ambientes industriais e comerciais, encontrarem seu lugar na decoração residencial, e até mesmo em projetos mais sofisticados pode-se contar com suas diversas aplicações. E estão tão em alta que decoradores e arquitetos estão se valendo destes modelos com bastante frequência, sendo muito comum encontrar projetos com trilhos eletrificados com spots direcionáveis e plafons nas páginas dos principais blogs e revistas de arquitetura e decoração da atualidade.

Aproveite essas possibilidades e tendências em projetos criativos e apaixonantes, para iluminar suas idéias e deixar sua casa atual e cheia de personalidade.

Categorias: Decoração, Tendências
  • 0
  • 2883
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar