Novos rumos da automação predial: quais tecnologias viraram tendência no mercado imobiliário e chegaram para ficar?

Marcanni Construtora 19 de janeiro de 2022
0 pessoas gostaram desse post
automação predial

Ferramentas tecnológicas desenvolvidas para otimizar o setor imobiliário são os bons frutos da quarta revolução.
É a chamada automação predial, que a cada dia promove mais independência, segurança e automação na vida dentro dos condomínios.

Continue a leitura deste artigo e conheça as principais tecnologias que tem contribuído para aumentar a qualidade de vida em empreendimentos pelo mundo.

O que é automação predial?

A automação predial pode ser definida como um conjunto de ações veiculadas por dispositivos inteligentes para o controle automático e centralizado dos sistemas de um empreendimento, como por exemplo, nos sistemas de segurança, climatização (ar-condicionado, ventilação e aquecimento), portaria e controle de acesso, combate e prevenção a incêndios, iluminação, entre outros sistemas relacionados que podem ser automatizados por meio da tecnologia aplicada a um sistema computadorizado de gerenciamento predial.
Ou seja, em resumo, o conceito de automação predial visa ao objetivo de proporcionar mais conforto, praticidade, economia de recursos e segurança a todos que habitam e frequentam um edifício.

As tecnologias mais aplicadas na automação predial

Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things)

O termo Internet das Coisas define dispositivos que podem se comunicar entre si para transmitir informações digitalmente através de uma rede.
Essa tecnologia é muito utilizada em sistemas de segurança e monitoramento como um meio de viabilizar pronta resposta a eventos.

Câmeras inteligentes com analíticos de vídeo proporcionam a automação dos sistemas de segurança em condomínios, monitorando e analisando imagens 24h para emitir alertas ao menor sinal de não conformidades, otimizando o trabalho dos profissionais de segurança, controle de acesso e portaria, que não precisam monitorar imagens horas a fio para identificar invasões, comportamentos suspeitos ou que não condizem com as políticas do condomínio.

Ainda em termos de segurança, a IoT pode ser aplicada na configuração automática de sistemas de abertura e fechamento de portas, cancelas, janelas, lockers, acessos a espaços comuns no prédio, entre outros, de acordo com as regras e necessidades no empreendimento, como em horários e dias pré-definidos, ou de forma que seja acionada remotamente pelos colaborares responsáveis pela segurança.

Além da automação da segurança, a tecnologia de Internet das Coisas, por viabilizar a conexão entre dispositivos eletrônicos via internet, pode ser programada também, por exemplo, para analisar as estruturas, sistemas de iluminação e climatização, etc., e indicar quando precisam de manutenção.

Tecnologia mobile

Já pensou em ter o controle das coisas mais rotineiras, como apagar as luzes, ligar o ar-condicionado, fechar as cortinas, etc., tudo na palma da mão?
As tecnologias de Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Computação Cognitiva proporcionam a integração da conexão de dispositivos no ambiente com seu aparelho mobile, que podem ser totalmente controlados pelo celular.

Identificação por biometria ou reconhecimento facial

Contar com a tecnologia de biometria ou reconhecimento facial dispensa o uso de chaves para acesso ao condomínio ou apartamento, o que proporciona mais praticidade e controle sobre quem entra ou sai dos ambientes.

Automação é uma marca registrada dos empreendimentos Marcanni

Você já conhece o Identify Tatuapé?

Com os melhores diferenciais do Tatuapé e região, esse é um exemplo de empreendimento Marcanni que possui características inéditas de inovação e automação em sua estrutura, como nenhum projeto conhecido.
É a modernidade que você precisa para deixar seu dia a dia muito mais seguro, prático e confortável!

• Automação na iluminação e ar-condicionados (3 já instalados na sala e quartos)

• Com controle via Alexa

• Fechaduras digitais com biometria

• Persianas de enrolar com controle-remoto nos dormitórios

• Lockers inteligentes

• Câmeras de monitoramento inteligentes nas áreas comuns

• USB nos dormitórios

• Wi-Fi nas áreas cobertas

• Coworking moderno e totalmente equipado

E muito mais.

Entre em contato com a Marcanni e agende uma visita para conhecer sua nova vida!

Categorias: Tendências
  • 0
  • 621
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Leave your comment

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar