Quarto infantil montessoriano — Conheça mais dessa tendência

Marcanni Construtora 25 de maio de 2022
0 pessoas gostaram desse post
quarto infantil montessoriano

Confira algumas dicas para criar um ambiente que dê mais independência e liberdade para a criança.

A decoração de um quarto infantil é um momento único e especial, um berço bonito aqui, uma poltrona ali, um tema especial para enfeitar a parede, e muitas outras coisas que tornam o momento divertido e emocionante.
Apesar de ser um momento único, é preciso focar para que o ambiente seja aconchegante, seguro e, ao mesmo tempo, proporcione estímulos para a imaginação da criança, ajudando-a no desenvolvimento.
Para isso, o quarto precisa ser um ambiente seguro, confortável e estimulante. O primeiro passo é que ele seja organizado, assim, a criança vai saber onde está cada coisa, isso interfere diretamente no aprendizado. Fugir do tradicional e apostar em novos estilos, como o estilo Montessoriano, faz uma grande diferença.
Veja o que é e como fazer um quarto infantil com decoração estilo Montessoriano!

O que é o estilo montessoriano na decoração de quarto infantil?

Um quarto bem montado é capaz de atender as necessidades dos bebês e dos pais, auxiliando no crescimento e desenvolvimento do bebê, e é aí que entra o estilo de decoração montessoriano, que vem ganhando espaço e se tornando muito comum para a montagem do quarto dos pequenos.

quarto infantil montessoriano decoração

Este estilo conta com a montagem e decoração do quartinho, com móveis na altura dos pequenos, itens interativos e educativos, espelhos, pisos emborrachados, e diversos outros itens que contribuem para que os pequenos comecem a descobrir os seus espaços e limitações desde os primeiros passos.

O principal objetivo do método de Montessori aplicado à decoração é se basear em uma estratégia educacional baseada na autonomia, refletida no design de interiores e em todo estilo do ambiente.

Principais benefícios do estilo montessoriano

Longe dos tradicionais quartos de bebês, o método Montessori prioriza uma arrumação simples, deixando espaço e liberdade para a criança realizar as suas tarefas, como brincar, assim, ele possibilita que os móveis sejam posicionados estrategicamente para facilitar o acesso.

Também muito versátil, este estilo pode ser adaptado para recém-nascidos e crianças na primeira fase da infância, até os cinco primeiros anos, podendo ser reformulado e adaptado conforme o crescimento, e oferece muitos benefícios:

● Estimula a criatividade;
● Fortalece a confiança e a independência;
● Ajuda a identificar limites e as preferências;
● Aprimora a coordenação e a concentração;
● E muito mais.

Como montar um quarto montessoriano?

Com tantos benefícios, o quarto com o estilo montessoriano para os pequenos não é uma missão difícil, e a equipe da Marcanni te dá algumas dicas bem simples:

Cama no chão: a ausência de berços pode causar estranheza no início, mas ela é uma grande alternativa, já que utilizar um colchão confortável no chão permite que a criança suba, desça, deite e role sempre que quiser, sem a interferência de um adulto.

quarto infantil montessoriano

É possível distribuir almofadas, tatames de borracha ou futuns ao redor do colchão para tornar o ambiente mais quente e seguro, sem bloquear o acesso e locomoção do seu filho.

Móveis infantis: ter um ambiente próprio permite que as crianças tenham mais facilidade para fazer a sua “bagunça”, além de móveis do tamanho dela, diminuem as possibilidades do seu filho ter a sensação de que está vulnerável, já que não irá se assustar com a decoração grande. A dica aqui é utilizar cadeiras e mesas mais baixas, puffs, tapetes infantis e tudo que ajude a estimular e descobrir coisas novas.

Cuidado com o excesso: muita informação em um só lugar pode confundir as crianças e fazer com que elas percam o foco em determinadas tarefas, já que existe muita coisa que vai atrair a atenção, tanto para ver e fazer. Além da decoração, também é preciso ficar atento às cores, a dica é utilizar tons pastéis, que remetem a paz e relaxamento, conforme a criança for crescendo você pode adicionar tons mais fortes e brilhantes para estimular a brincadeira.

Atenção com a segurança: oferecer toda a liberdade para a criança descobrir o ambiente possui um ponto fundamental, a segurança. Na hora de pensar no quarto estilo montessoriano, tenha atenção com as tomadas e as proteções dela, tapetes macios, não use quadros de vidro ou acrílico, evite móveis com laterais pontiagudas, e assim por diante.

Quarto montessoriano infantil na sua nova residência

Procurar um lugar para morar que seja moderno, espaçoso e que atenda toda a família se tornou um grande desafio na cidade de São Paulo, mas saiba que ainda existem lugares acolhedores e espaçosos para chamar de lar.

Com a Marcanni você encontra o local ideal para morar com toda a sua família, muito conforto e em locais privilegiados da cidade de São Paulo, como o empreendimento Porto Galé, no Tatuapé.

Com apartamentos ideais para adotar o estilo montessoriano, por lá você encontra apartamentos de 91,7 m² e 105,7m², com uma, duas ou três vagas, piscinas adulto e infantil, quadra multiúso, salão de festas, churrasqueira, salão de jogos, brinquedoteca, espaço “teenager”, playground, fitness center, sauna, área de descanso e muito mais.

Tenha o estilo montessoriano nos melhores empreendimentos da cidade com espaço para toda a sua família. Venha nos visitar, acesse: https://www.marcanni.com.br/contato

Categorias: Decoração
  • 0
  • 871
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Leave your comment

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar