2023, o ano da sustentabilidade no mercado imobiliário

Marcanni Construtora 1 de fevereiro de 2023
0 pessoas gostaram desse post
sustentabilidade no mercado imobiliário

Condomínios e apartamentos com features sustentáveis estão ganhando espaço no mercado imobiliário.
Conforto e segurança sempre foram prioridades na hora de escolher uma nova residência, e agora, a sustentabilidade também está em alta no mercado imobiliário. Os empreendimentos que priorizam as soluções que os recursos ambientais oferecem estão se destacando cada vez mais.
Isso acontece porque a preocupação com a natureza e em gerar menos impacto possível ao meio ambiente tornou-se prioridade. Dessa forma, os condomínios sustentáveis oferecem inúmeras vantagens e despertam a atenção para a economia, conforto e beleza dos empreendimentos.

Importância da sustentabilidade no mercado imobiliário

Atualmente, os empreendimentos que contam com práticas sustentáveis, como a geração de energia solar e tetos verdes, são atraentes por si só. Além de toda beleza arquitetônica, a preocupação com o meio ambiente tornou-se um nicho que faz parte da rotina dos consumidores, que enxergam além do diferencial de cuidados com o meio ambiente, um grande valor nessas características ao procurar um novo lar.
Assim, a sustentabilidade tornou-se uma das prioridades no mercado imobiliário, pois passou a atender a nova demanda do público e a lidar com problemas funcionais urbanos. Contudo, por se fazer presente de diversas maneiras, as práticas sustentáveis em condomínios podem ser aderidas ao projeto, desde à iluminação, pisos e revestimentos, até o descarte consciente de lixo e o reaproveitamento da água.

empreendimento sustentável

O que é um empreendimento sustentável?

Primeiramente, para ser considerado sustentável, um empreendimento precisa de alguns pontos de atenção com o meio ambiente. Entre os principais, podemos citar:

Uso de luz natural

Quanto maior for o aproveitamento de luz natural no ambiente, melhor. Nesses casos, os projetos são desenhados de maneira mais aberta e alinhado estrategicamente com as posições solares, permitindo que os apartamentos do condomínio recebam mais luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Gestão de resíduos

Em um condomínio, todos os moradores geram resíduos domésticos que são descartados, mas a maneira como você gere esse lixo é importante. Dessa forma, é possível oferecer opções de separação de produtos que podem ser reciclados e orgânicos, dando os fins ecologicamente corretos para cada coisa.

Utilizar a tecnologia para reduzir o impacto ambiental

Além dos diversos benefícios que os avanços tecnológicos possibilitam para a sociedade, também podemos aplicá-los aos condomínios. Assim, é possível criar sistemas automatizados de iluminação e ar-condicionado, oferecendo a autonomia para desligar equipamentos mesmo à distância.
Além disso, carros e bicicletas elétricas são opções que ajudam a diminuir a emissão de carbono na atmosfera. Oferecer tomadas e adaptadores que incentivem os moradores a aderir a essas práticas também é uma ótima opção de empreendimentos sustentáveis.

Ambientes compartilhados

Outra opção de sustentabilidade que está conquistando os clientes do mercado imobiliário são os ambientes compartilhados. Os mais comuns são academia e espaços de lazer, mas é possível ir além, oferecendo lavanderias e até mesmo áreas para coworking. Além de ser econômico para os moradores, centraliza operações em determinadas áreas, valoriza o empreendimento, diminui gastos e desperdiça menos recursos naturais.

Morar em um empreendimento sustentável

Principais benefícios de morar em um empreendimento sustentável

Os cuidados com o meio ambiente são fundamentais, mas para quem visa morar em um empreendimento sustentável, os benefícios são inúmeros. Por exemplo:

É mais econômico

As iniciativas focadas em preservar o meio ambiente impactam diretamente no bolso dos moradores. Isso acontece porque os cuidados com a sustentabilidade são refletidos diretamente nos gastos com conta de luz e água, tornando o empreendimento um grande amigo do seu bolso a médio e longo prazo.

Valorização do imóvel

A economia sustentável é algo que está em constante crescimento e existe grande tendência de que os empreendimentos que adotam práticas ecologicamente corretas se valorizem. Isso garante mais segurança no momento da compra do seu imóvel, facilitando possível locação ou revenda no futuro.

Qualidade de vida

Muito mais do que contribuir com o meio ambiente, morar em imóveis sustentáveis também impacta diretamente a sua vida e da sua família. Isso acontece porque os ambientes mais verdes, que preservam os recursos naturais e incentivam uma vida mais equilibrada, também contribuem para a sensação de qualidade e bem-estar em meio à rotina agitada que levamos nas grandes cidades.

Mercado imobiliário: encontre o seu próximo lar sustentável com a Marcanni

Com tantos benefícios, sem dúvidas morar em empreendimentos sustentáveis faz a diferença, não é mesmo? A conquista por espaço e o reconhecimento no mercado imobiliário são grandes provas disso.

Pensando em você, no seu conforto e no meio ambiente, aqui na Marcanni disponibilizamos empreendimentos incríveis para você morar bem. Conheça o Identify Tatuapé, o Residencial Porto Galé e o Residencial Porto Santo. Entre em contato com a nossa equipe e conheça um empreendimento de qualidade para você morar nas melhores regiões de São Paulo, clique aqui e saiba mais.

Categorias: Sustentabilidade
  • 0
  • 476
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Leave your comment

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar