Espelho como recurso para Arquitetura e Decoração de Interiores

Marcanni Construtora 28 de maio de 2017
4 pessoas gostaram desse post

Espelhos são um recurso muito utilizado em Arquitetura e Decoração de interiores, como um truque para trazer amplitude a um ambiente, multiplicar a luz natural, esconder o que não precisa ser mostrado ou mesmo criar composições de diferentes tamanhos, formatos e tipos de moldura como um objeto de decoração que enriquece qualquer ambiente.

Mas é preciso tomar cuidado na combinação com outros móveis e objetos: “Erra quem não pensa na harmonia do espaço. É essencial lembrar que os espelhos duplicam tudo e podem deixar um ambiente repleto de objetos decorativos mais carregado”, afirma Brunete Fraccaroli, arquiteta.

Duplicar é a principal qualidade explorada na hora de aumentar a sensação de espaço, dando profundidade para cômodos de metragem reduzida, como salas, quartos, lavabos e até corredores e closets.

Em plantas modernas de ambientes integrados, por exemplo, nasala de jantar, pode ser usado na parede da cabeceira, refletindo lateralmente o conjunto de móveis e aumentando a amplitudede todo o espaço.De quebra, ainda reflete a janela e traz a luz ea paisagem externas para dentro de casa.
Em salas de jantar mais espaçosas, com uma divisão de ambiente mais definida, éutilizado como um quadro lateral, acima da altura da mesa, para ampliar o campo de visão e trazer mais conforto visualaos convidados:“Muitas vezes as pessoas ficam olhando para a parede durante as refeições, enquanto um espelho retangular garantiria perspectivas diferentes”, afirma Silvana Lara Nogueira, arquiteta.

O uso de espelhos na sala de jantar evita que os convidados fiquem olhando em direção à parede.

Em corredores, closets e outros cômodos muito estreitos, podem fazer toda a diferença para a conquista da sensação de um espaço maior.
Usados em dormitórios, na parede de cabeceira da cama, modelos bem cortados posicionados em composições geométricas de duas ou mais peças, ou inteiriços preenchendo a parede, proporcionam um ambiente suave e sofisticado. “Usar espelhos de tamanhos diferentes traz movimento e estilo ao resultado final”, diz Joia Bergamo, arquiteta. Apresentados em faixas verticais laterais à cama, são uma ótima saída para conseguir amplitude e profundidade. Mas lembre-se de nunca instalar espelhos de frente para a cama,pois causam desconforto na hora de dormir.

Uma proposta atual é posicionar modelos de grande porte apenas encostados e levemente inclinados, atrás de móveis, espelhados ou não, como aparadores e sofás. Apenas tome cuidado na hora de combinar objetos espelhados. A sobreposição deve ser feita do mesmo lado da parede e em ambientes médios ou grandes.Também inclinados e livres de obstáculos, em salas ou dormitórios, são úteis para visualizar objetos que não estão à altura dos olhos.

Em salas e quartos com vigas verticais, revesti-las com espelhos não só esconde a diferença de nível nas paredes como também podeprovocar um efeito interessante de formas e volumes que valorizam os grafismos e trazem modernidade ao ambiente.
Estas são apenas algumas sugestões para o uso deste recurso na decoração. Existe ainda uma infinidade de exemplos de projetos e truques para agregar o valor do elemento espelhado à criação de um ambiente perfeito. Tenha sempre em mente o que ele vai refletir na hora de planejar sua utilização, e divirta-se com a versatilidade de soluções que os espelhos oferecem.

Propostas decorativas em espelhos: Bordas trabalhadas com chanfrados e angulações diferenciadas (conhecido como bisotê) são técnicas que conferem beleza aos modelos. O uso de molduras é mais uma ideia que os evidencia.

Categorias: Decoração
  • 0
  • 4149
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar