Iluminação na Decoração

Marcanni Construtora 14 de maio de 2017
0 pessoas gostaram desse post

Recurso fundamental para um projeto de decoração diferenciado, a importância de escolher a iluminação de forma adequada ultrapassa o papel funcional e não só pode, como deve, agregar valor estético à composição. Do ponto de vista funcional, deve-se considerar o tipo e intensidade da luz para cada ambiente da casa. A iluminação também tem o poder de criar ambientações intencionais, proporcionando o clima ideal para o aconchego, o descanso, a concentração, por exemplo, ou mesmo destacar formas, texturas e objetos. Para cada canto e proposta existe um tipo de iluminação e lâmpada diferentes. Leia as dicas a seguir e inspire-se a executar o projeto ideal para a sua casa!
A Iluminação Ideal
A iluminação residencial é muito importante não só para o ambiente interno de cada cômodo, como também para que possamos desenvolver certas atividades durante as horas mais escuras do dia.
São três os pilares da iluminação de interiores: iluminação indireta, luminárias de trabalho e iluminação direta focada. A combinação certa desses elementos, com a mistura de luzes de baixo contraste com luzes de alto contraste, traz a harmonia perfeita entre luz e espaço e prepara o ambiente para qualquer situação de iluminação.
A iluminação indireta é de baixo contraste e fornece uma luz muito suave, agradável e relaxante aos olhos. Porém, este tipo de luz pode se tornar cansativa em ocasiões que pedem melhor nitidez na visibilidade e atenção desperta, quando a luz de alto contraste entra em cena para contrabalancear. As lâmpadas de teto e spots embutidos, por exemplo, iluminam uniformemente todo o espaço do ambiente proporcionando uma luz de fundo indireta. Dimmers (reguladores de intensidade) são um recurso extra interessante para conseguir uma iluminação de fundo perfeita, pois permitem ajustar o brilho e a intensidade conforme a necessidade.
Para trabalhar, cozinhar, ler ou realizar qualquer outra atividade que exige atenção, uma luz bem contrastada proporciona um foco de iluminação direcionado inteiramente à tarefa que precisa ser realizada. O efeito de contraste é conseguido com o uso de spots, holofotes, luminárias de mesa e luminárias de piso. A iluminação direta em certos locais é essencial para criar pontos de luz que preenchem os espaços com calor e conforto. Estes leves toques de luz destacam cores, formas e texturas, em quadros, fotografias, objetos de decoração ou até pequenos móveis.
Fontes de luz tem o poder de melhorar o humor e aumentar a sensação de conforto e bem estar, especialmente nos meses mais frios e escuros do ano. No entanto, para criar pontos de luz direta, é importante tomar cuidado para que não sejam muito fortes, causando o efeito oposto ao desejado. É necessário encontrar o local ideal, combinando um jogo de luz e sombras com contrastes de diferentes intensidades de luz, para uma iluminação acertada. Confira a seguir opções de elementos utilizados nos projetos de iluminação:
Lâmpadas e Luminárias: Há uma variedade de tipos de lâmpadas e luminárias para a criação de iluminação bonita e equilibrada para a casa. Veja alguns modelos, e suas características:

Spots e holofotes: projetados contra o teto, criam uma luz indireta muito agradável. A luz dos spots ou holofotes também pode ser direcionada para uma parede pintada com uma cor viva ou com um belo papel de parede, produzindo um efeito impressionante.
Arandelas: De parede, tendem a projetar sua lâmpada para cima e para baixo, obtendo uma luz indireta muito suave. São ideais para salas de estar e home theatres, ou dormitórios e ambientes de descanso e relaxamento, por exemplo. Estas luminárias têm a vantagem de ocuparem pouco espaço e serem excelentes peças para a decoração da parede.
Luminárias de teto: Utilizadas em salas, quartos e cozinhas, formam um ponto focal e garantem a iluminação uniforme do cômodo.
Pendentes: Devem ser usados sempre em combinação com outros tipos de luminárias e lâmpadas, pois apesar de projetarem uma luz uniforme, também criam sombras. São especialmente recomendados para a iluminação de mesas de jantar e em projetos atuais de decoração inovadora, estão sendo utilizados também em dormitórios com espaço reduzido, que não comportam um móvel lateral (criado mudo ou mesa) para apoio de luminária de mesa.
Luminárias de mesa: Também conhecidas como abajures, funcionam muito bem como acessórios cuja função decorativa supera a original, de fornecimento de luz, devido ao tamanho mais compacto e as possibilidades de adaptação que oferecem.
Luminárias de piso: Além de garantir uma boa iluminação, produzindo um clima agradável e acolhedor a qualquer ambiente, são verdadeiras declarações de design e estilo na decoração de interiores.
Lâmpadas

Atualmente há uma enorme variedade de lâmpadas, que combinadas aos diversos modelos de luminárias, criam diferentes graus e intensidades de iluminação. As lâmpadas incandescentes são utilizadas por sua luz amarela quente, mas por consumirem muita energia estão em extinção no mercado, sendo substituídas por lâmpadas mais econômicas.
As lâmpadas alógenas fornecem uma iluminação clara e brilhante, ideal para áreas de trabalho, como a cozinha ou escritório. Por serem encontradas em tamanho compactado, são muito utilizadas em spots, holofotes e refletores. As lâmpadas eletrônicas de baixo consumo são muito utilizadas por seu excelente custo-benefício, aliando preço, economia de energia e durabilidade. A desvantagem deste tipo de lâmpada é que elas precisam de certo tempo para acender até projetarem o seu brilho máximo. As lâmpadas de LED causaram uma verdadeira revolução na indústria da iluminação e da decoração, sendo as mais utilizadas e populares atualmente. O LED impressiona por sua durabilidade, eficiência energética e por emitir pouco calor. A principal desvantagem das lâmpadas de LED é que elas projetam uma luz mais fria e seu preço ainda é elevado em alguns modelos, mas com o aumento da demanda e a crescente produção e oferta de marcas e modelos, é cada vez mais comum encontrar modelos com preço similar ou idêntico ao dos modelos eletrônicos.
Iluminação para Exteriores
A iluminação é importante não só no interior da casa, mas também nas áreas ao ar livre, como jardins, terraços, varanda e fachadas de casas e apartamentos. Por questões da segurança, permite que se enxergue melhor qualquer movimento estranho do lado de fora da casa, mesmo se estando na parte interna. Além disso, a entrada bem iluminada auxilia na prevenção de acidentes domésticos, como tombos e quedas. No quesito estético, é usada para chamar a atenção para peças de decoração de jardim ou iluminar uma bonita mesa no terraço ou varanda, por exemplo.
Iluminação Natural
Se seu desejo for aproveitar ao máximo a claridade natural do ambiente, é importante tomar cuidado com o exagero na decoração das janelas. Evite utilizar cortinas ou persianas em cores muito escuras para encher a casa com a luz e o calor do sol, essenciais para manter o bom humor e bem-estar diários.

Categorias: Decoração
  • 0
  • 1192
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar