Empreendimentos inteligentes: uma nova aposta para o futuro

Marcanni Construtora 30 de novembro de 2021
0 pessoas gostaram desse post
empreendimentos inteligentes

A internet e a tecnologia têm tomado conta de diversas áreas, inclusive da construção civil . Assim, a conectividade e o digital são a nova realidade dos projetos imobiliários: os empreendimentos inteligentes. Saiba mais sobre esses avanços tecnológicos com a leitura desde artigo!

O que são empreendimentos inteligentes?

A palavra que melhor define um empreendimento inteligente é automação. Isso porque um empreendimento inteligente é construído com o propósito de otimizar as vidas daqueles que convivem em seus espaços em termos de conforto, sustentabilidade e qualidade urbana, tudo por meio da aplicação de tecnologia digital.

Esse tipo de empreendimento apresenta uma série de características importantes, as quais destacaremos as principais a seguir.

Empreendimentos inteligentes possuem menor impacto ambiental

A sustentabilidade e responsabilidade ambiental devem ser preocupações primárias nas construções. Ao construir ou investir em um negócio, são utilizados diversos recursos provenientes de fontes naturais, como água e energia elétrica, além de liberar uma área e gerar certa quantidade de lixo. E encontrar formas de mitigar os impactos do uso desses recursos é primordial.

Dessa forma, devido ao fato da sociedade estar cada vez mais ligada às questões ambientais e exigente quanto às ações das empresas em relação ao consumo consciente, atualmente existem muitos recursos e procedimentos que auxiliam nessa tarefa, além de constantemente novas descobertas surgirem para essa finalidade.

Aproveitamento de recursos otimizado

Alguns exemplos de ações adotadas por empreendimentos inteligentes são a coleta seletiva de lixo, implantação de sistemas de reuso para o melhor aproveitamento de água, ferramentas que viabilizam economia de energia e a digitalização da informação. Cada vez mais presentes nos projetos de empreendimentos inteligentes, esses recursos auxiliam a baratear os custos de manter uma empresa ecologicamente correta.

Muitos empreendimentos já entenderam que podem eliminar boa parte de suas despesas desde a construção do projeto ao investir uma parte de seu faturamento em redução de consumo e reaproveitamento. Alguns exemplos de sistemas são:

• Redirecionando o encanamento das pias para os vasos sanitários com o objetivo de reaproveitar a água — basta aplicar uma pequena filtragem.

• Construção de um sistema de reaproveitamento da água das chuvas para usar na limpeza do empreendimento.

• Mecanismos de automação dos sistemas de ar.

• Implantação de um sistema que detecta a presença ou a ausência de pessoas e desliga ou liga as luzes de acordo com a movimentação do local.

E muito mais.

Essas mudanças exigem que a estrutura dos edifícios inteligentes seja pensada desde o início com esse propósito. Porém, ainda é possível reestruturar o local no caso de empreendimentos já construídos.

Sistemas de controle e segurança automatizados que aumenta o nível de proteção patrimonial

A tecnologia é o principal meio de viabilizar recursos que aumentam os níveis de segurança.

Investir na automação da segurança com a implantação de sistemas inteligentes de vigilância é outro ponto que configura um empreendimento inteligente. Os mecanismos de segurança que elevam o nível do empreendimento podem contar com:

• Sistemas de controle de entrada e saída de pessoas e veículos, feito por meio de dispositivos que liberam e fecham as portas e cancelas.
• Câmeras inteligentes com analíticos de vídeo.
• Implantação de biometria com impressão digital ou reconhecimento facial, visando eliminar riscos na hora de controlar quem entra e sai do empreendimento e dos apartamentos, além de ser um recurso eficiente para registrar todos que circulam no local.
• Monitoramento à distância, interfones com atendimento remoto.
E mais.

Gostou de saber mais sobre os empreendimentos inteligentes? Então continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos. Ah! E não deixe conhecer o empreendimento Identify Tatuapé, que é totalmente planejado para ser sinônimo de automação, com projeto que une o melhor da construção civil, arquitetura e modernização. Clique aqui e confira!

Fontes:

Blog BKO

SEBRAE

Categorias: Tendências
  • 0
  • 892
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Leave your comment

Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail preencha o formulário abaixo:

Fechar