Inovações tecnológicas na construção civil: quais são as tendências para o futuro?

Marcanni Construtora 20 de maio de 2021
0 pessoas gostaram desse post
inovação na construção civil

Quando o assunto é construção civil, inovação é a palavra de ordem que norteia a evolução da sociedade. Por isso, é importante estar preparado para integrar as mudanças que a tecnologia traz a cada dia para o setor, com o desenvolvimento de novas ferramentas e facilidades, como sistemas automatizados, materiais mais resistentes e entre outros instrumentos que auxiliam as construções. Neste artigo você confere algumas das principais inovações tecnológicas aplicadas à construção civil que são tendência para o futuro. Continue a leitura!

A inovação na construção civil

A inovação na construção civil representa a busca por soluções a desafios. O mercado voltou a crescer no setor da construção civil e em 2021 segue aquecendo os motores do desenvolvimento urbano. A construção civil sempre buscou inovar e desenvolver mecanismos que garantam mais qualidade e agilidade aos processos, sendo a Inteligência Artificial um dos pontos-chave para a implantação de melhorias que visam resultados cada vez mais eficientes.

Engenheiros, arquitetos e projetistas estão cada vez mais engajados nas novas tecnologias para otimizar obras do começo ao fim, com foco na prevenção de falhas e geração de informação para auxiliar nas melhores tomadas de decisão. Resumindo, a inovação na construção civil busca solucionar as principais dores do setor:

• Redução de custos operacionais

• Gerenciamento de resíduos

• Redução de acidentes decorrentes de falhas nos sistemas

• Aumento na segurança do trabalhador

• Aumento da produtividade

• Contratação de mão de obra qualificada

Confira a seguir as principais tendências em inovações na construção civil!

Industrialização da construção

Os prazos de entrega são uma grande preocupação na construção civil. E uma tecnologia que chegou para agilizar obras é a “industrialização da construção”, que nada mais são que construções modulares e pré-fabricas, que saem prontas da fábrica, vão direto para a obra e são literalmente montadas. A matéria publicada no portal StartSe enfatiza que o grande diferencial da industrialização na construção é que com ela os projetos podem ser fabricados no formato certo com alta precisão e não dependem de grande mão de obra para sua montagem.

Biomimética

Biomimética é a nomenclatura que define uma área da ciência que visa estudar as estruturas biológicas e suas funções com o objetivo de aprender com a natureza e aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes áreas, inclusive na construção civil.

No segmento da construção civil, a biomimética “pergunta” o que a natureza faria em uma dada circunstância do projeto ou da execução de uma obra, o que ajuda a tomar decisões inteligentes, sustentáveis e eficazes.

A biomimética inspira inovações sustentáveis e soluções tecnológicas para grandes desafios humanos. Um exemplo da biomimética aplicada à construção civil são as fibras que aparecem nas raízes dos cogumelos, cuja resistência é maior que a de estruturas de concreto armado e tem sido aplicadas em diversos tipos de obras. Essa é uma breve mostra de que a natureza tem muito a ensinar.

Construções verdes

A sustentabilidade é um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância, principalmente na construção civil. O cuidado e preocupação com o meio ambiente, aliados à consciência de que este é um de extrema urgência para a continuidade da vida humana, fez com que o mercado voltasse seu foco para a sustentabilidade. Mas além do benefício para a parte ambiental, a sustentabilidade produz um efeito muito positivo no aumento da produtividade humana, gerando mais satisfação em todos os aspectos de uma construção, desde a execução da obra até a futura vivência dos moradores de uma construção pautada em práticas sustentáveis.

Tecnologias digitais

A matéria do portal StartSe ressalta que o uso de soluções digitais está em franca ascensão na construção civil. De acordo com a McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana, o setor de construção civil é um dos menos “digitais” e requer uma necessidade urgente pela digitalização.

Algumas tecnologias digitais que se apresentam como soluções para o setor são:

• Aplicação de IA, tanto na parte da engenharia (design preditivo, gêmeos digitais de empreendimentos) quanto na construção (computação em nuvem para disponibilizar informações rapidamente a todos os parceiros envolvidos no projeto).

• Uso de drones para inspeções que seriam perigosas para trabalhadores e para a análise de grandes áreas em poucos minutos.

• Uso de robôs, como rovers autônomos que aumentam a eficiência e a qualidade de inspeções, a braços mecânicos que podem automatizar tarefas repetitivas, como a colocação de tijolos.

• Entre outros.

Cidades Inteligentes

As cidades inteligentes são aquelas que contemplam construções sustentáveis e soluções otimizadas de energia, água e transporte, entre tantos outros pontos que influenciam na qualidade de vida da população. Isso significa que as novas construções devem ser pensadas já tendo essa questão em mente, pois o futuro caminha para a transformação de cidades cada vez mais inteligentes e otimizadas no que se refere ao bem-estar dos cidadãos e bom andamento das rotinas urbanas.

A inovação na construção civil é cíclica e se transforma a cada dia. E se você quer ficar por dentro de mais novidades do setor e outras tendências do mercado, continue acompanhando nosso blog!

Categorias: Tendências
  • 0
  • 145
Marcanni Construtora

Comprometimento e Qualidade espelham a trajetória de sucesso da Marcanni no Tatuapé, que desde 2003 se destaca no setor de empreendimentos imobiliários como Construtora de padrão sofisticado, trazendo o que há de mais moderno em engenharia civil.

Leave your comment